domingo, 26 de agosto de 2012

Revisão Comentada da Primeira Prova


Olá turma!
Segue o gabarito comentado da primeira prova para ajudar vocês a lembrarem de conceitos importantes e guiarem o estudo para a prova de recuperação.

Parte 1 - Questões objetivas.
1- C.
Era necessário lembrar que o fitoplâncton é composto por organismos fotossintetizantes (cianobactérias e microalgas) que ocupam o nível trófico de produtores primários na cadeia alimentar. Esse nível trófico é fundamental pois constitui a base de toda a cadeia alimentar, todos os demais organismos consumidores dependem deste, seja por se alimentar diretamente do fitoplâncton ou se alimentar de outro organismo que por sua vez consome o fitoplânton. Se esse nível trófico fosse extinto todo o ecossistema sofreria grande impacto.
2 - B.
Apesar de comentar sobre como a capivara contribuia no ecossitema, a cadeia alimentar formada na questão era: Algas --> peixes --> humano. Portanto as algas ocupam o nível trófico de produtores primários.
3 - C
A relação ecológica estabelecida entre bactérias que produzem enzimas que degradam a celulose e animais ruminantes é positiva e se chama mutualismo porque ambos os organismos são beneficiados e dependem um do outro para sobreviver.
4 - E.
As afirmativas corretas eram I e III. A II não estava correta porque não exitem bactérias não fixam Carbono e sim Nitrogênio. As bactérias participam dos ciclos do carbono e do oxigênio quando na atividade decompositora consomem oxigênio e liberam carbono para a atmosfera.
5 -
      Produtores primários (1): microalgas e cianobactérias
      Consumidores (2): protozoários
      Decompositores (3): bactérias e fungos

Parte 2 - Questões discursivas.


1)  (UNESP) Uma ilha situada a 20 km de distância do continente, após a explosão de um vulcão, foi coberta por uma camada espessa de cinza quente e nenhuma planta ou animal sobreviveu. Alguns anos após, observou-se a presença de liquens seguidos de outras plantas. Posteriormente, foi possível verificar também a presença de pequenos animais e, tempos mais tarde, a presença de animais de maior porte. Após várias décadas, a ilha estava coberta por uma floresta jovem, mas densa. Todas essas modificações foram o resultado de um longo processo de sucessão ecológica.
a) Qual importância dos organismos pioneiros na colonização desses ambientes?
b) Por que, no processo de reorganização das comunidades na ilha, os organismos heterótrofos não poderiam ter sido os pioneiros?

Para responder essa questão você teria que ter em mente que os organismos pioneiros, como o próprio nome já sugere, são os primeiros a habitarem lugares com condições inóspitas. Eles sempre iniciam a colonização de um determinado lugar como uma rocha nua, uma lagoa recém formada, um campo limpo... enfim, um ambiente até então desabitado ou que tenha sofrido alguma catástrofe em que todas as formas de vida existentes ali tenham sido exterminadas.
A importância dos organismos pioneiros está baseada na condição de serem produtores primários, ou seja, conseguem produzir seu próprio alimento através da fotossíntese e assim não exigem do ambiente grande quantidade de recursos além de umidade e sais minerais. Ao colonizarem uma área, os organismos pioneiros acumulam matéria orgânica no local que ajuda na formação de solo, no caso de rochas nuas, por exemplo, permitindo que mais espécies possam encontrar os recursos necessários para sobreviver ali, além de também servirem de alimento para outras espécies, os consumidores. Dessa forma organismos heterótrofos nunca ocupam a posição de pioneiros, pois necessitariam que o ambiente dispusesse de recursos alimentares já que não realizam fotossíntese.

2) Nas praças públicas de Rio Grande, comumente se observa lagos com águas escuras e esverdeadas, o que caracteriza o processo chamado de eutrofização. Sabe-se que muitas aves abrigam-se nas árvores próximas a esses lagos, depositando grande quantidade de matéria orgânica através de suas fezes.
a) Como esse excesso de matéria orgânica está relacionado com a aparência esverdeada da água?
b) Poucos peixes conseguem sobreviver nesses lagos. Justifique

Essa questão foi bastante discutida em aula. A eutrofização é um fenômeno que ocorre com frequência em águas onde há constante adição de matéria orgânica, pois esta em excesso provoca a proliferação descontrolada de microalgas. Em grande quantidade nos lagos, as microalgas conferem coloração esverdeada a água, mas o problema não acaba por aqui. Quando essa grande quantidade de microalgas morre (seja porque possuem um ciclo de vida curto ou por ocasião da grande competição pelas áreas onde possam ficar expostas a presença da luz solar, já que necessitam realizar fotossíntese), a consequente atividade decompositora por fungos e bactérias consome o oxigênio da água, o que pode resultar em morte dos organismos aeróbios como os peixes.

3) Certos agricultores costumam plantar alternadamente culturas de plantas não-leguminosas e leguminosas com o objetivo de melhorar a fertilidade do solo. Por exemplo, após cultivarem milho em uma região, optam por plantar feijão.
a) Por que as plantas leguminosas são importantes para a fertilização do solo?
b) Qual ciclo biogeoquímico está envolvido nesse processo?

Essa questão exigia um pouco de conhecimento do ciclo biogeoquímico do Nitrogênio. Plantas leguminosas estabelecem uma relação ecológica muito importante com bactérias fixadoras de nitrogênio que vivem em suas raízes formando nódulos. Essa relação se chama mutualismo, já que tanto a planta como as bactérias são beneficiadas e ambas não poderiam sobreviver separadamente. Apesar de nossa atmosfera ser composta por quase 71% de gás nitrogênio na forma molecular (N2) e esse elemento ser tão necessário na composição de proteínas e DNA de todos os seres vivos, nem as plantas nem os animais consegue utilizá-lo nessa forma retirando-o diretamente do ar através da respiração. Sendo assim as bactérias associadas às raízes das leguminosas conseguem capturar o nitrogênio do ar e fixá-lo, ou seja, disponibilizá-lo para a planta ou transformá-lo em amônia, depositando-a no solo, onde outras bactérias a transformarão em nitrato que pode ser absorvido por outras plantas. Um solo rico em nitrato é um solo muito fértil, dessa forma em lavouras onde se pratica a alternância de culturas com plantas leguminosas como o feijão, a soja ou outra, não é necessário utilizar tanto a adubação química.
É importante lembrar que os animais obtém nitrogênio se alimentando de plantas ou de outros animais que por sua vez se alimentam de plantas.






quinta-feira, 23 de agosto de 2012

A importância dos microrganismos na nossa vida

Como vocês podem observar nos vídeos, os microrganismos são muito importantes para o ser humano, sendo utilizados em vários processos de produção de alimentos, de medicamentos e também na biotecnologia. Além disso, estão presentes e envolvidos em coisas simples do nosso cotidiano, como por exemplo, no nosso iogurte, quando nossa mãe faz um pão utilizando fermento biológico e até mesmo, quando nos deparamos com frutas cheias de bolores Que tal aprender um pouco mais sobre isso?
O vídeo abaixo relata fatos importantes e interessantes, bem como, algumas utilizações e importâncias das bactérias.
 


Os dois vídeos que seguem, nos mostram a diversidade de fungos, as principais caracteríticas desses organismos, assim como a importância desses organismos no nosso dia-a-dia.


Bom estudo a todos!!!