sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Olá pessoal!
Ficamos muito feliz porque quase todos conseguiram melhorar a nota.
Sabemos que estão ansiosos pelas notas da recuperação, então, seguem:

Turma 301
04 - 8,5
09 - 7,8
12 - 9,3
15 - 5,1 (permanece com 6,3 no trimestre)
18 - 7,0
23 - 8,8
26 - 8,2
29 - 7,1
30 - 7,9

Turma 305
01 - 3,5
07 - 9,5
17 - 3,6 (permanece com 7,3 no trimestre)
18 - 7,2
22 - 8,4
25 - 9,7
26 - 7,0
30 - 8,2

Abraços!!
Professoras Letiele Jardim e Caroline Gibbon

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Gabarito da Segunda Prova

Oi turma!
Conforme combinamos estou disponibilizando a vocês a nossa segunda prova do trimestre com gabarito. Espero que ajude vocês a relembrarem os conceitos que discutimos ao longo das aulas e auxilie no estudo para a recuperação. Bom estudo a todos!
                                                                                          Profª etgª. Letiele Jardim


1) Se todas as bactérias e fungos fossem extintos da Terra, um importante processo, fundamental para a manutenção da vida no planeta, seria gravemente prejudicado.
a. Que processo é esse?
É o processo de decomposição. Bactérias e Fungos ocupam na cadeia alimentar o nível trófico de decompositores.
b. Diga por que esse processo é importante?
A importância desse processo se dá pelo fato da reciclagem de nutrientes que o tal processo proporciona.
 
2) Leia e observe a charge:
a. Como se chama e qual a vantagem desse tipo de reprodução que está sendo representada nos quadrinhos?
Chama-se bipartição, ocorre assexuadamente e tem vantagem, pois é muito rápida e depende apenas de um organismo, no caso, uma bactéria.

b. No último quadrinho todas as bactérias são idênticas entre si. Como você justifica isso?
Justifica-se pelo fato de que esse processo, como citado anteriormente ocorre de forma assexuada, ou seja, não há recombinação genética entre dois indivíduos, portanto todos os organismos resultantes são geneticamente iguais ao que lhes deu origem.

3) Certo dia, Mariana comprou um pacote de pão de sanduíche comeu algumas fatias, fechou a embalagem e guardou em um armário. Após alguns dias, a garota voltou a abrir o pacote e se deparou com as fatias de pão cobertas por bolores. Com base nas informações, responda:
a. Que tipo de organismo é um bolor? Um fungo.
b. Como você explica o surgimento desses organismos?
A forma mais comum de reprodução dos fungos é assexuada por meio de esporos, pequenas células que levadas pelo vento germinam em novos ambientes que oferecem condições adequadas ao seu desenvolvimento. Sendo assim, os bolores encontrados no pão por Mariana são frutos de esporos que estavam no ar e que entraram em contato com o pão quando esta abriu o pacote pela primeira vez. Os esporos germinaram ali, pois o pão sendo matéria orgânica ofereceu todas as condições favoráveis.

4) Sabe-se que a maioria dos protozoários apresentam respiração dependente de oxigênio, ou seja, aeróbia. Porém algumas espécies parasitas conseguem sobreviver na ausência desse gás, tendo respiração anaeróbia. Além disso, as espécies parasitas são desprovidas de estruturas locomotoras. Como você justificaria essas características dos protozoários parasitas?
Tais características particulares dos protozoários parasitas justificam-se pelo modo de vida do mesmo já que este não necessita buscar seu alimento, ele o retira do hospedeiro e nem sempre os tecidos nos quais parasitam oferecem oxigênio.

5) A resistência bacteriana aos antibióticos tem causado grande problema de saúde pública. Por isso, recentemente medicamentos antibióticos tiveram sua venda restrita nas farmácias, sendo possível sua compra somente mediante prescrição médica. Sabe-se que esse problema deve-se à seleção de linhagens de bactérias naturalmente mais resistentes aos antibióticos Porém, o grande agravante da situação é que bactérias susceptíveis aos antibióticos podem adquirir resistência aos medicamentos. Tendo como base as formas de reprodução bacteriana, como você explica isso?
O tipo de reprodução bacteriana envolvida aqui é a sexuada. Existem três formas desse tipo de reprodução, a conjugação, a transformação e a transdução. Em todos esses tipos acontece uma recombinação genética que resulta em uma bactéria geneticamente diferente a anterior e isso permite que uma bactéria que tenha sido selecionada (restado viva) após um tratamento com antibiótico repasse essa característica de resistência a outras bactérias que não eram resistentes e que agora também se tornam.

6) Marcos estava caminhando em um sítio e encontrou diversos fungos - cogumelos, que se desenvolveram em um tronco de árvore caído no chão. Esse tronco ficava bem próximo a um córrego. Continuando sua caminhada, ele percebeu que nas rochas que estavam perto do tronco não havia cogumelos. Observando esses fatos, Marcos se perguntou: por que naquele tronco caído no chão se desenvolveram cogumelos e na rocha não? Que explicação você daria a Marcos?
No tronco há matéria orgânica da qual o fungo se alimenta enquanto realiza a decomposição além de ali próximo existir água o que confere a umidade adequada ao desenvolvimento do fungo. Na rocha não seria possível encontrar os fungos já que não possui matéria orgânica que lhe servirá de alimento nem a umidade necessária.

7) “As grandes florestas terrestres são consideradas as maiores contribuidoras na produção de oxigênio para o planeta, permitindo a vida dos seres aeróbios”. Você concorda com essa afirmativa? Por quê?
Não concordo.  As florestas produzem oxigênio, mas também consomem de forma que podemos dizer que o produto dessa produção e consumo se iguala. As maiores contribuidoras para a produção de oxigênio da atmosfera são as microalgas, já que estas produzem mais oxigênio do que consomem.

8) Roberto estava com uma persistente pneumonia e procurou atendimento médico. O médico fez urgentemente um antibiograma, que é um exame de laboratório utilizado para determinar o antibiótico adequado para combater uma infecção bacteriana. Cada círculo de papel contém um antibiótico diferente e a zona acinzentada formada em torno desse papel indica ausência do crescimento bacteriano. Analisando o resultado do antibiograma, qual antibiótico você indicaria para Roberto? Por quê?
Indicaria o antibiótico D, pois é o que atua mais eficientemente contra as bactérias. Observamos isso ao analisar a zona acinzentada em torno do círculo D, ela é maior que todas as demais indicando que não houve crescimento bacteriano em toda essa área.

9) Os protozoários como exímios consumidores se movimentam ativamente no ambiente, pois apresentam estruturas desenvolvidas destinadas à locomoção.
a) Cite 3 dessas estrutura: Cílios, flagelos e pseudópodes.
b) Baseado no modo de vida dos protozoários, por que é importante que eles tenham essas estruturas de locomoção?
Porque são heterótrofos e portanto precisam buscar seu alimento e essas estruturas além de locomoção também ajudam na captura de presas. 
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                               10) Dentre a imensa diversidade de organismos presentes no ambiente, são apresentados a seguir três importantes grupos. Relacione as colunas de acordo com as características e a utilização dos organismos citados.  
I – Bactérias   II – Protistas    III - Fungos
(III) Unicelulares ou pluricelulares, eucarióticos, utilizados na fabricação de bebidas alcoólicas, massas de pães e antibióticos.
(I) Com parede celular relativamente rígida que confere formas variadas como cocos, bacilos, vibriões...
(II) Unicelulares, eucarióticos, autotróficos e muito importantes na produção de oxigênio.
(I) Unicelulares, sem membrana que envolve o núcleo e utilizados na produção de queijos e iogurtes.
(III) São heterotróficos podendo ser divididos em decompositores, parasitas ou mutualísticos. Fazem digestão extracorpórea.
(II) Unicelulares, eucarióticos, heterotróficos e com estruturas de locomoção que também auxiliam na captura de alimento.