domingo, 29 de julho de 2012

Atividade Extra


Olá pessoal da 301 e 305,
        Seguem as  questões extras do conteúdo de Ciclos Biogeoquímicos. Conforme combinamos, elas podem ser avaliadas em até 1 ponto extra, portanto caprichem na qualidade das respostas! E não vale Ctrl c Ctrl v da internet ou dos colegas, ok! Vocês têm até o dia da prova para postar as respostas em forma de comentário. Não se esqueçam de identificar com nome ou número da chamada e a turma.
Bom trabalho!
Profªs: Letiele Jardim e Caroline Gibbon

1. Como o ciclo do carbono está relacionado ao efeito estufa? E ao aquecimento global?
2. Qual a importância da camada de ozônio? Como ela tem sido degradada ao longo das últimas décadas e quais prejuízos isso causa aos seres vivos?

11 comentários:

  1. O meu nome é Willyam Nessy,sou da turma 305,nº25.

    1.O ciclo do carbono se relaciona ao efeito estufa e ao aquecimento global por consequência, principalmente pelo fato de o carbono juntamente com o oxigênio formar o dióxido de carbono,o chamado gás carbônico,que vem a ser o gás estufa que influência mais no efeito estufa,devido ao seu alto índice de emissão.Com esse excesso na atmosfera temos uma maior quantidade de absorção de radiação infravermelha e com isso o fenômeno chamado de aquecimento global.Essa radiação infravermelha fica na troposfera causando o excesso de calor de até 30º graus.

    2.A sua importância está na proteção,já que sem a camada de ozônio as radiações ultravioletas enviadas pelo sol,seriam insuportáveis para a Terra causando queimadura e provavelmente seria causadora do câncer de pele na grande maioria da população.Quanto a sua degradação ocorre principalmente com a chegada em excesso dos CFCs (Cloro,Fluor e Carbono) que se fixam na camada de ozônio destruindo-a causando com isso a até um "buraco" como já foi encontrado na Antártica,esse "buraco" não afeta de nenhuma forma o Brasil devido a distância,porém ele cresce a cada ano oque a aumenta seu perímetro oferecendo cada vez mais perigo. (Desnecessário lembrar que esse "buraco" no pólo sul esta provocando o derretimento das geleiras e calotas polares oque decorre no aumento do nível do mar que pode vir a submergir ilhas e litorais,alguns litorais densamente povoados.)

    ResponderExcluir
  2. Gabriel Pinho Numero 8 Turma 301

    1. O carbono é relacionado ao efeito estufa, de modo em que a fotossíntese e a respiração tem grande influência, fazendo que o dióxido de carbono(co2) e o oxigenio (o2) sejam sempre reciclados no ar.Mas uma vez que poluidos e lançados na atmosfera acaba a energia solar e abrindo buracos na camada de ozônio, arruinando assim o efeito estufa que tem função de manter a terra á um nivel de temperatura sempre igual.Sendo assim também por causa desses buracos na camada, causando o aquecimento global pela tamanha quantidade de energia retida na atmosfera da terra,assim aquecendo o planeta.

    2.A camada de ôzonio é importante para proteção e o mantimento de temperatura da terra, uma vez que danificada reduz a proteção da terra e sua temperatura aumenta.Nos ultimos anos a população tem produzido muito lixo,e muita combustão, que lançados esses gases ao meio ambiente poluem o ar e desse modo tem danificado toda a camada de ozônio.O prejuizo que pode levar a morte dos seres vivos e pode levar a um super aquecimento da terra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruna Silveira, número oito da turma 305.
      1-A decomposição, queima de combustíveis fósseis e a destruição das florestas tropicais aumentam a concentração de dióxido de carbono na atmosfera, o teor de co2 atmosférico e outros gases contribuem para o agravamento do efeito estufa. Este que em sua normal função é a forma da terra manter sua temperatura constante, mas com a grande concentração de tais substâncias poderá ocorrer um aumento na temperatura global.

      2-A camada de ozônio tem importância fundamental para vida no planeta Terra. Ela absorve a radiação do sol prejudicial à vida, impedindo que esta radiação chegue a nossa superfície, mas com o ataque de substâncias químicas produzidas pelo homem como, por exemplo, o clorofluorcarbono encontrado em refrigeradores, substâncias essas que ao atingir a camada de ozônio destrói as moléculas que a formam. A principal consequência será o grande aumento da incidência de câncer de pele.

      Excluir
  3. Barbara Batista, nº6, turma:305
    1-Quando é introduzido mais carbono no ciclo, principalmente através da queima de combustiveis fósseis antes isolados muitos quilômetros abaixo da terra, há aumento na concentração de CO2 na atmosfera, que aumenta a camada térmica que conserva o calor na terra, com o aumento dessa camada, maior é a retenção de calor, e maior o efeito estufa. O efeito estufa dentro de uma determinada faixa é de vital importância pois, sem ele, a vida como a conhecemos não poderia existir. Serve para manter o planeta aquecido, e assim, garantir a manutenção da vida.

    2-A Camada de Ozônio é uma concentração de gás ozônio situada na alta atmosfera, entre 10 e 50 Km da superfície da Terra. Ela funciona como um filtro solar, protegendo todos os seres vivos dos danos causados pela radiação ultravioleta do Sol. A absorção do UV-B por essa espécie de escudo cria uma fonte de calor, desempenhando um papel fundamental na temperatura do planeta.
    Mas algumas substâncias produzidas pelo homem, como os gases CFCs ( utilizados durante anos em geladeiras, condicionadores de ar, sprays etc), vêm atacando essa camada protetora, levando a uma diminuição desse filtro. O resultado é que uma quantidade muito maior de raios UV-B está chegando à Terra.
    A redução da Camada de Ozônio provoca efeitos nocivos para a saúde humana e para o meio ambiente.

    ResponderExcluir
  4. NOME: FRANKLIN FURTADO IECK
    Nº:07
    T: 301

    1. Como o ciclo do carbono está relacionado ao efeito estufa? E ao aquecimento global?
    R: O ciclo do carbono está relacionado ao gás carbonico da seguinte forma: A queima de combustiveis fosseis podem ocasionar um aumento excessivo de Gás carbonico na atmosfera e alem disso existe as usinas de carvão que ocasionam tambem esse aumento no gás carbonico resultando o aquecimento excessivo do planeta(Aquecimento Global).O Efeito estufa é um fenomeno natural que auxilia em manter a temperatura do planeta.

    2. Qual a importância da camada de ozônio? Como ela tem sido degradada ao longo das últimas décadas e quais prejuízos isso causa aos seres vivos?
    R: A importância da camada de ozônio é manter a temperatura do planeta e proteger os seres vivos da radiação ultravioleta e devido ao aumento de Gás Carbonico na atmosfera pode ocasionar prezuizos na camada de ozônio fazendo buracos nela resultando uma catastrofe.

    ResponderExcluir
  5. Thiago Silveira N° 27 Turma 301

    1- O gás carbônico é um dos gases presentes na atmosfera responsáveis pelo efeito estufa, fazendo com que o calor que os raios ultravioleta emitem não voltem para o espaço, ficando retidos no nosso planeta, possibilitando a vida aqui na Terra. Então todo o gás carbonico expelido através da respiração e queima de combustíveis fósseis contribuem para aumentar o efeito estufa, fazendo com que a Terra fique mais quente do que o necessário, causando o conhecido aquecimento global.


    2- A camada de ôzonio "filtra" a entrada de raios ultravioleta, deixando entrar somente o necessário para manter a Terra aquecida. Mas ela está ficando cada vez mais fina em alguns lugares, e o grande responsável por isso é o CFC. Esse gás consegue chegar intacto até grandes alturas, somente se desmanchando quando os raios solares o atingem. Isso faz com que o CFC libere seu principal radical: o cloro. Quando esse elemento entra na camada de ozônio faz com que o gás da mesma se decomponha em oxigênio gasoso e monóxido de cloro. Então esse monóxido pode reagir com outra molécula de ozônio e repetir o processo inúmeras vezes, diminuindo o gás que é reponsável por impedir a entrada em excesso dos raios ultravioleta. Com isso, o calor aumentará, fazendo com que os hemisférios começe a se descongelar, aumentando o nível do mar e fazendo com que a água invada todas as cidades litorâneas no futuro.

    ResponderExcluir
  6. Ana Paula Medeiros, nº 04, turma 301

    1 - O aumento no teor de CO2 atmosférico causa o agravamento do "efeito estufa" que pode acarretar o descongelamento de geleiras e das calotas polares com conseqüente aumento do nível do mar e inundação das cidades litorâneas, assim o gás carbônico faz com que os raios não sejam liberados, e ficam em nosso planeta, consequentemente a Terra aquece, acontecimento mais chamado de ''aquecimento global''.


    2- A camada de ozônio pode ser vista como uma camada protetora em volta da Terra que é útil contra radiações solares muito fortes e perigosas. O ozônio doa, com facilidade, moléculas de oxigênio para espécies de radicais livres como o nitrogênio, hidrogênio, bromo e cloro. Esses compostos ocorrem naturalmente na estratosfera a partir de fontes como o solo, vapores d'água e oceanos. Danos causados ao DNA por exposição excessiva à radiação UV, aumentam a probabilidade de ocorrer uma mutação indesejável durante a reprodução celular, levando eventualmente a um crescimento tumoroso como, por exemplo, o câncer de pele. A destruição da Camada de Ozônio multiplicaria estes efeitos.

    ResponderExcluir
  7. Matheus de Mattos Dias nº17 turma:305

    1-Quando é introduzimos mais carbono no ciclo, principalmente através da queima de combustiveis fósseis antes isolados muitos quilômetros abaixo da terra, há aumento na concentração de CO2 na atmosfera, que aumenta a camada térmica que conserva o calor na terra, com o aumento dessa camada, maior é a retenção de calor, e maior o efeito estufa.

    2-Funciona como um filtro na terra protegendo de radiações solares .Ela bloqueia os raios ultra-violetas(cancerígenos) que vem do Sol,O ozônio doa, com facilidade, moléculas de oxigênio para espécies de radicais livres como o nitrogênio, hidrogênio, bromo e cloro. Esses compostos ocorrem naturalmente na estratosfera a partir de fontes como o solo, vapores d'água e oceanos.

    ResponderExcluir
  8. Gabriela Prestes, nº: 14 T:305

    1. Como o ciclo do carbono está relacionado ao efeito estufa? E ao aquecimento global?
    R: A decomposição e queima de combustíveis fósseis (carvão e petróleo) também libera CO2 no ambiente. Além disso, o aumento no teor de CO2 atmosférico causa o agravamento do "efeito estufa" que pode acarretar o descongelamento de geleiras e das calotas polares com conseqüente aumento do nível do mar e inundação das cidades litorâneas.

    2. Qual a importância da camada de ozônio? Como ela tem sido degradada ao longo das últimas décadas e quais prejuízos isso causa aos seres vivos?

    R: A Camada de Ozônio é uma concentração de gás ozônio situada na alta atmosfera, entre 10 e 50 Km da superfície da Terra. Ela funciona como um filtro solar, protegendo todos os seres vivos dos danos causados pela radiação ultravioleta do Sol. A absorção do UV-B por essa espécie de escudo cria uma fonte de calor, desempenhando um papel fundamental na temperatura do planeta.Há um consenso mundial sobre a teoria de que o cloro contido nas substâncias químicas artificiais liberadas na atmosfera, é responsável pela destruição do ozônio na estratosfera. Uma grande parte desses compostos são constituídos pelos Clorofuorcabonos (CFCs - 11, 12, 113, 114 e 115), brometo de metila e halons (agentes de extintores de incêndio - 1211, 1301, 2402). Substâncias contidas em erupções vulcânicas ou mesmo nos oceanos também agridem a camada, mas nesse caso a natureza sempre demonstrou fôlego para se recompor. Os CFCs, desenvolvidos em 1928, foram utilizados durante anos em geladeiras, condicionadores de ar, sistemas de refrigeração, isolantes térmicos e sprays.

    ResponderExcluir
  9. Jéssica Karoline dos Santos Magalhães
    nº 15 T: 305

    1. O ciclo do carbono ocorre quando o dióxido e carbono absorvido pelas plantas na fotossíntese e de dejetos de animais se deposita em camadas de carvão no solo pra depois ser disperso novamente no ambiente através de usinas termoelétricas e expiração de animais, esse CO2 que chega na atmosfera acaba agravamento o chamado efeito estufa porque o seu acúmulo acaba interferindo no reflexo dos raios ultravioletas na superfície da terra causando um gradual aumento da sua temperatura.

    2. A camada de ozônio tem por finalidade proteger os seres vivos do excesso dos raios UV que incidem na Terra. A emissão cada vez maior de CO2 na atmosfera vem, ao longo dos anos, causando efeitos quase que irreparáveis na camada de ozônio causando nela um buraco que aumenta a cada dia provocando um risco cada vez maior aos riscos que os raios UV causam, fazendo com que doenças de pele como o câncer seja cada vez mais recorrente na papulação mundial.

    ResponderExcluir
  10. Camila Torma ; N°10 ; T:305

    1. Como o ciclo do carbono está relacionado ao efeito estufa? E ao aquecimento global?

    R:As plantas realizam fotossíntese retirando o carbono do CO2 do ambiente para formatação de matéria orgânica. Esta última é oxidada pelo processo de respiração celular, que resulta em liberação de CO2 para o ambiente. A decomposição e queima de combustíveis fósseis (carvão e petróleo) também libera CO2 no ambiente. Além disso, o aumento no teor de CO2 atmosférico causa o agravamento do "efeito estufa" que pode acarretar o descongelamento de geleiras e das calotas polares com conseqüente aumento do nível do mar e inundação das cidades litorâneas.
    Esse termo - “aquecimento global” - refere-se ao aumento da temperatura do planeta causado, principalmente, pelo aumento da concentração de certos gases atmosféricos, tais como o dióxido de carbono, metano, óxido nítrico, e clorofluorcarbonos, ou seja, gases relacionados com o efeito estufa da atmosfera terrestre.


    2. Qual a importância da camada de ozônio? Como ela tem sido degradada ao longo das últimas décadas e quais prejuízos isso causa aos seres vivos?

    R:A Camada de Ozônio encontra-se na estratosfera, entre 15 e 50 Km, em forma de um escudo fino natural da Terra, que protege todos os seres vivos dos danos causados pela radiação ultravioleta(UV) do Sol, ela retém 95% das radiações ultravioletas. É uma região da atmosfera, onde se acumula 1 (uma) parte de ozônio para cada 1 milhão de partes de oxigênio.
    As principais conseqüência para o homem é o aumento nos numero de câncer de pele, o enfraquecimento do sistema imunológico, ele causa também o envelhecimento da pele e mutações. O UV também pode atrapalhar o desenvolvimento de plantas e animais principalmente fauna e flora marinha, assim pode causar extinção de varias espécies vivas.

    ResponderExcluir